domingo, 24 de abril de 2016

CICLOVIA PARA QUEM?

Sobre o desabamento de parte da ciclovia da Avenida Niemeyer (com duas vítimas fatais) inaugurada há apenas 3 meses no Rio de Janeiro, importa lembrar que este incidente criminoso não merece ser considerado um fato isolado.
1461256688_847248_1461256833_noticia_normal.jpg (980×534)


Deu-se o mesmo no Estádio Olímpico João Havelange, mais conhecido como Engenhão, interditado menos de seis anos após a inauguração por gravíssimos problemas estruturais em sua cobertura.

Também a Vila do Pan, construída para abrigar os atletas dos Jogos Pan-Americanos de 2007, e que depois teve os apartamentos vendidos para milhares de novos proprietários, sofreu com a interdição de várias áreas comuns do condomínio por erros absurdos de projeto, principalmente afundamento do solo. Crateras gigantes apareceram onde os construtores deixaram de realizar os procedimentos corretos de rebaixamento de solo em um terreno pantanoso.

A Cidade da Música, construída às pressas para abrigar a mais moderna sala de concertos do Estado, teve o resultado final criticado pelo próprio arquiteto responsável, com denúncias de superfaturamento e falhas de execução. Virou caso de polícia.

Mais recentemente, vários trechos do BRT e das ciclovias da cidade também registraram problemas de acabamento, com as pistas esfarelando semanas depois de inauguradas.

A lista é grande. Tão grave quanto o número de obras mal feitas no município, com erros de projeto e de execução, é a impunidade que prevalece sobre todos esses casos de desperdício de dinheiro público com riscos reais e mensuráveis sobre a vida das pessoas.

Considerando que o Rio se tornou um gigantesco canteiro de obras por conta das Olimpíadas, resta torcer para que novos acidentes gravíssimos como esses não voltem a acontecer. O problema é que o passado nos condena.


Texto do jornalista André Trigueiro.

29 comentários:

  1. Quando uma obra é feita as pressas é isso que acontece! E esses acontecimentos não vem de agora desde que teve a copa que eu vejo que isso esta acontecendo! As coisas do jeito que esta é capaz de não punir ninguém e ir empurrando todo esse processo e acabar abafando o caso por conta das olimpíadas.

    ResponderExcluir
  2. A maioria das obras para as Olimpíadas estão sendo feitas assim: as pressas, sem fiscalização adequada, com projetos mal feitos etc. Isso é um descaso que vem acontecendo, e as autoridades só vão discutir e conversar sobre o que essas obras estão ocasionando, quando envolve alguma morte, algum acidente. Além disso, por todos os lados há obras ou máquinas, que acabam prejudicando muito o trânsito.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês, porém, essas irregularidades não vêm só acontecendo por virtude dos eventos que o rio é sede. Em vários pontos da cidade podemos ver obras abandonadas ou mal acabadas que poderiam estar ajudando varias famílias ,mas que por falta de infraestrutura e, acredito eu , repeito pela vida do próximo ,não são terminadas ou se são é sempre de maneira grotesca podendo assim levar a um futuro problema estrutural e por isso as pessoas podem acabar se acidentando como nessa ciclovia.
    Paloma Moura.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A pressa do governo para terminar esse tipo de obra é tão grande que ela acaba não passando por uma fiscalização rígida, como deveria ser. Se fosse um hospital ou uma obra de infraestrutura qualquer,sequer estaria terminada e o dinheiro público teria ido pelo ralo, mas como são obras para os jogos olímpicos o governo faz elas sem a menor fiscalização só para entregar antes do prazo e se mostrar dizendo que todas as obras estão no prazo ou já foram entregues.

    ResponderExcluir
  6. A pressa do governo para terminar esse tipo de obra é tão grande que ela acaba não passando por uma fiscalização rígida, como deveria ser. Se fosse um hospital ou uma obra de infraestrutura qualquer,sequer estaria terminada e o dinheiro público teria ido pelo ralo, mas como são obras para os jogos olímpicos o governo faz elas sem a menor fiscalização só para entregar antes do prazo e se mostrar dizendo que todas as obras estão no prazo ou já foram entregues.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o que falaram anteriormente, o governo do estado só quer mostrar que conseguiu terminar a tempo, ou seja, pra eles é mais importante "estar pronto" do que ser seguro pra população. Além disso, não assumiram a responsabilidade e colocaram a culpa no mar que estava de ressaca, e ainda disseram que não preveram isso, sendo que vários oceanógrafos já tinham previsto. Colocar a culpa na natureza foi a pior das desculpas, porque os engenheiros (que nem colocaram o nome na sua obra) deveriam fazer um projeto coerente. A natureza já estava ali há anos, ela deveria ser respeitada, e o trecho que caiu encontrava-se justamente em uma curva, ou seja, deveriam ter tido mais cautela na hora de fazer esse pedaço e deveriam ter fiscalizado também. Giovanna S. de Carvalho - 1001

    ResponderExcluir
  8. O governo investe muito dinheiro em obras que eles acham que vão trazer benefícios a população, sendo que algumas trarão apenas prejuízo, convenhamos é uma péssima ideia construir uma ciclovia pendurada em uma rua e com as pilastras e as vigas de sustentação encima de pedras expostas ao mar. Sinceramente o governo do rio de Janeiro devia aprender a investir melhor o dinheiro dos impostos.

    ResponderExcluir
  9. concordo com todos. Acho um absurdo fazer uma construção as pressas.
    investiram muito dinheiro em ago que não chegou nem perto de 1 ano de inauguração. Imagina se a ponte rio Niterói tivesse sido construída rapidamente, provavelmente não estaria durando ate hoje. O governo precisa tomar atitudes que mudem isso, pois se não vão continuar morrendo pessoas por conta desses pensamento de que se a construção for feita mais rápido,melhor sera.
    Não foi culpa do mar! e sim pela falta de estrutura. Maria Izabel-1001

    ResponderExcluir
  10. A infraestrutura da ciclovia realmente era precária, visto que antes da tragédia acontecer, já haviam rachaduras na construção. Essa "pressa" do governo para terminar as obras, independente do resultado final, é perceptível desde a Copa de 2014. Como disseram antes, não houve nem mesmo a fiscalização necessária para prevenir esse desastre. Com as Olimpíadas cada vez mais próximas, o governo do Rio de Janeiro parece estar mais preocupado com "as aparências" do que com a segurança da população.

    ResponderExcluir
  11. Governo precisa parar de querer embelezar o nosso estado fazendo obras em cimas de mas obras, mas sem ter nenhum tipo de planejamento, fiscalização, não é culpa do mar, e sim culpa de quem não soube fazer uma estrutura certa para que a ciclovia não tivesse nenhum tipo de desabamento não entendo por que colocam a culpa na natureza, pois a ponte Rio Niterói até hoje não ouve nenhum tipo de trastorno como a ciclovia mas será por que ? Ah sim foi tudo planejado com cuidados pensando no bem estar da população, o governo precisa entender que as olimpíadas só acontece a cada 4 anos as nossas vidas são uma só, precisam ter mais cuidados não pressa para entregar tudo pronto para os turistas! Paola Venâncio -1001

    ResponderExcluir
  12. O governo sempre tenta mostrar que conseguiu concluir algo a tempo . Devido a isso, tiveram como recompensa o desabamento da ciclovia. Na minha opinião , acho que o governo não deveria fazer as obras que devem ser feitas as pressas , para poder comprovar que terminou o trabalho no prazo. Tenho certeza que a ciclovia foi feita as pressas e não se preocuparam com o resultado no decorrer do tempo . O governo se preocupa muito com as olimpíadas , com as copas etc , e esquecem da população do mundo !
    Alan Tomaz - 1001

    ResponderExcluir
  13. O governo brasileiro, como bem sabemos, tem sido diversas vezes negligente. O Brasil nos dias atuais não possui infraestrutura adequada para comportar dois eventos grandes como a Copa do Mundo e as Olimpíadas,e quando o país resolve que pode acolher determinados eventos ele assume a responsabilidade de arcar com tudo oque deve ser feito para para sedia- los. O problema em questão, é a falta de planejamento das autoridades responsáveis por essas obras, porque são elas que vão determinar cada material usado, cada pessoa qualificada para o serviço e como pagar por isso, porém muitas das vezes as obras são feitas as pressas apenas para causar boa impressão aos estrangeiros e acabam falhando quanto a segurança da população brasileira, oque é inadmissível!
    Júlia Cabral -1001

    ResponderExcluir
  14. O governo brasileiro, como bem sabemos, tem sido diversas vezes negligente. O Brasil nos dias atuais não possui infraestrutura adequada para comportar dois eventos grandes como a Copa do Mundo e as Olimpíadas,e quando o país resolve que pode acolher determinados eventos ele assume a responsabilidade de arcar com tudo oque deve ser feito para para sedia- los. O problema em questão, é a falta de planejamento das autoridades responsáveis por essas obras, porque são elas que vão determinar cada material usado, cada pessoa qualificada para o serviço e como pagar por isso, porém muitas das vezes as obras são feitas as pressas apenas para causar boa impressão aos estrangeiros e acabam falhando quanto a segurança da população brasileira, oque é inadmissível!
    Júlia Cabral -1001

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com todos! Obras de grandes portes como essas, não podem ser feitas de qualquer maneira é jamais as pressas, devem ser bem calculadas, bem planejadas e principalmente bem executadas. Após o término de grandes obras, deve haver uma fiscalização rigorosa para verificar como essas obras estão. Obras como essa da ciclovia, de grande porte, são realizadas com dinheiro público, e pelo menos uma parte dele é desviado, não é totalmente investido nas obras. Se no mínimo, após o término da obra, não houver uma fiscalização rigorosa, risco de acidentes serão ocorridos todos os dias pelos cidadãos. Muitas dessas obras recentes, não são para os cidadãos da cidade do rio de janeiro e sao sim, para os estrangeiros que virão pra os jogos olímpicos. As olímpicas são para todos, mas o nosso governo faz parecer com que sejam para pessoas que vem de fora, principalmente de outros países, não sabemos como ficará a cidade após as olimpíadas. Será que ficará a mesma coisa? Será que obras eficazes, principalmente em hospitais, escolas etc, continuarão sendo feitas ? E a nossa segurança ? O governo tá gastando tanto dinheiro para fazer bonito nas olimpíadas mas fazer bonito para própria cidade e seus cidadãos, não fazem. Claro que receberemos de braços abertos esse evento grandioso que é a olimpíada, mas não aceitaremos isso do nosso próprio governo.

    ResponderExcluir
  17. Todas as obras, públicas ou privadas, devem ser feitas com o máximo de cuidados, pois é a vida de muitos cidadãos que pode correr risco. O caso da ciclovia, o governo do Rio contratou uma empresa que não fez nem estudos sobre a área e construíram de qualquer jeito é governo que deveria fiscalizar não fiscalizou.
    Bruno Wirtzbiki 1001

    ResponderExcluir
  18. Estou de acordo com todos os comentários acima. Isso é um absurdo, pois o governo, que controla nossa nação, deveria cumprir com seu dever para com a sociedade investindo nessas infraestruturas de forma correta e com uma fiscalização mais apurada e meticulosa, o que não está acontecendo. Estamos tratando da saúde de nossa sociedade, e como citado no texto, não é de hoje que são feitas obras como essa, às pressas, mal efetuada e, a me ver, com boa parte do seu dinheiro investido sendo desviado por pessoas que executam essas obras dependendo da aparência, e não se preocupando com o bem está dá nossa população e privando-nos de algo seguro e contínuo.
    - Luísa B. Rodriguez 1001

    ResponderExcluir
  19. As obras que as prefeituras fazem são "pensando em nós, para a melhoria do nosso dia a dia ou lazer", por outro lado podem estar sendo feitas apenas por uma questão de aparência para os outros países e principalmente em épocas de eventos grandes. Várias vezes essa tentativa de querer parecer um país ou cidade bonita, que é pensada para os moradores, dá errado e as máscaras caem, como aconteceu na ciclovia. Não só uma questão só de aparência mas também de economizar dinheiro utilizando materiais mais baratos e que as vezes não são adequados para o tipo de obra, projeto mal feito e as pressa. À muitos acontecimentos que podem ter ocasionado a queda da ciclovia ou todos eles juntos. Ao invés de pensar no bem e lazer dos cidadãos, os prefeitos pensam apenas em ganhar sem pensar nas consequências que nunca caem pro lado deles. Foi um grande erro, principalmente no local onde essa obra foi efetuada e alguma atitude deve ser tomada, principalmente pelos que morreram e correram o risco!

    ResponderExcluir
  20. Vai ser a primeira vez q a america do sul tera um estado como sede dos jogos olimpicos, uma pena q vai ser no Brasil, porque e incrivel a capacidade q os nossos governantes tem de nao fazer nada direito, tira uma verba da qui tira outra da li e acaba em uma catastrofe dessas, e claro q no rio vai ter ressaca de onda, sempre tevi, entao nao vem com essa q n podia ser calculado, o que aconteceu foi uma pouca vergonha e muita zueira com a nossa cara, mas sabe o que e pior, ja ja o povo esquece e vai ser como se nada tivesse acontecido, prefiria que as olimpiadas fossem em madri, assim n tinha desculpa pra fazer tanta obra super faturada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li alguns comentários e gostei muito de alguns.Na minha opinião acho que a ciclovia foi muito mal construída,porque todos os oceanólogos que avaliaram se era possível construir a ciclovia se opuseram a construção,devido ao mar bater muito no local em dias de ressaca.A ciclovia era párea ser um marco de uma construção no ano de olimpíadas,porém acabou sendo marcada apenas por essa tragédia.Sobre os ciclistas que vieram a falecer na tragédia não se pode culpa-los por estarem lá ,porque só estavam lá ,devido ao fato de tem sido informados pela mídia de que a ciclovia estava em perfeito estado e muito segura.Lamento pelas famílias dos ciclistas e agora temos que ver quem sairá com ao culpa e se as famílias serão indenizadas e por quem serão indenizadas.

      Excluir
  21. Muita das vezes essas obras são feitas de qualquer jeito para conseguir entregar ao prazo que foi dado.
    Mas isso de querer "embelezar" por exemplo,a "cidade maravilhosa" que é considerado o Rio,vem prejudicando a nós que não temos nenhum acompanhamento por parte do governo e nem da prefeitura que só faz o que se pede. Eles só agem quando percebem que a coisa "fedeu" mesmo e precisa ser resolvida,porém sabemos que isso não irá acabar e continuarão fazendo essas obras em um curto período de tempo e sem nemhuma fiscalização adequada,pois eles querem mostrar para outros países que a nossa cidade é "linda,bela e bem estruturada".
    Yasmim Chagas-1001

    ResponderExcluir
  22. Se tratando de uma obra pública, da qual muitos cidadãos vão usufruir, acredito que deveria ter sido feita com um pouco mais de cuidado, ainda mais que esse ano a cidade vai sediar os Jogos Olímpicos, e quem ouve isso espera que as construções e obras do estado sejam feitas com o mínimo de cuidado e capricho. Ná matéria do blog foi falado que algumas das obras para eventos anteriores apresentaram problemas mais tarde, e no caso da Vila do Pan os apartamentos que foram feitos para abrigar os atletas foram vendidos, esses apartamentos poderiam ser usados para abrigar famílias carentes e sem-teto.

    Lincoln - 1001

    ResponderExcluir
  23. Acho desnecessário repetir tudo que já foi dito pelos meus colegas. A verdade é que apesar de ser muito triste, o ocorrido é um fato simples que destaca a incompetência dos envolvidos no processo de execução da obra, tanto por parte do governo carioca, que a priori entregou a ciclovia sem nenhuma análise ou fiscalização prévia, quanto por parte da empreiteira e seus incompetentes disfarçados de engenheiros.
    Acredito eu que a impunidade é o segundo maior problema do nosso Brasil. Questionar as causas desse CRIME (açodamento para a entrega da obra, imprudência no planejamento...) é tão importante quanto discutir e reivindicar a punição devida para todos os envolvidos.

    Lucas Maia, 1001.

    ResponderExcluir
  24. A obra deveria ter sido feita com mais cautéla e antecedência,pois uma obra feita perto do mar eles ja deveriam ter pensado neste tipo de fenômeno e ter previsto uma solução para que evitasse o ocorrido. E acho que se não fosse possivel fazer a ciclovia naquele local então eles poderiam fazer em outro,pois alguns fenômenos naturais os homens não conseguem se prevenir então talvez lá ja não era um bom lugar para tal obra. Não que a ciclovia não pudesse ser feita lá,caso tivesse feito com mais cautela até poderia. Mas tem que pensar no fato que talvez la não seja um bom lugar.
    Yuri Marques 1001

    ResponderExcluir
  25. Penso que o desabamento da ciclovia e uma soma de Diversos fatores, como, presa para entrega das construções no prazo, obras superfaturadas e feitas com construtoras não qualificadas, falta de compromisso com a integridade pessoal de cada cidadão entre outros, porém oque mais chama atenção nisso tudo é que mesmo tendo o estudo da área, e sabendo dos riscos foi feita a obra sem nenhum tipo de reforço na estrutura (pensamento de leigo) e contra a opinião dos especialistas.
    Mas sei que como o fábricio já falou, daqui a dois meses ninguém lembra, pq eram só simples cidadãos que deveriam ter o zelo do estado.

    Leonardo 1001

    ResponderExcluir
  26. Complementando o que disse: Como essas obras e investimentos estão sendo feitos as pressas, para os governantes dizer que está pronto é a mesma coisa que dizer que está seguro para a população. Eles não querem saber se vai causar algum acidente, se vai matar alguém, só querem que esteja pronto no prazo antes das Olimpíadas para que a grande quantidade de turistas que vão vir para cá vejam que eles cumpriram o que haviam dito, ou seja, eles só estão pensando nas aparências e na grande quantidade de dinheiro que vai circular, que como eles dizem "Vai ser bom para a economia!". Mas e a segurança? Eles não pensam que se não houver fiscalização, planejamento e estrutura vai acontecer a mesma coisa que aconteceu na ciclovia, onde não previram que poderiam acontecer inúmeros fenômenos naturais que capazes de acarretar em um acidente? Pessoas morreram por um problema de estrutura que pode estar presente em outras construções, outras obras e que pode acontecer com outras pessoas. Então, será que eles abrirão os olhos, quando mais acidentes ocorrerem?

    ResponderExcluir