Afinal, as Olimpíadas são vantajosas ou não para o Brasil?
Acompanhamos
pela mídia a repercussão sobre as Olimpíadas no Rio. Vemos os belíssimos projetos
de obras, planejamentos e toda expectativa nesse evento. Mas, será que a cidade
se encontra em condições? Será que após agosto as coisas melhoraram
magicamente?
Sabe-se que para
realizar uma Olimpíada, o custo não é baixo. E não somente o Estado do Rio de
Janeiro como também o Brasil, passa por um momento de crise severa. O dinheiro
publico aplicado nesse evento, podia ser direcionado a diversas outras áreas,
como a educação, saúde, transporte. Certamente, a Olimpíada trouxe bons frutos.
Como por exemplo, meios de transporte melhores e rápidos; mais recursos
financeiros com a chegada dos turistas; criação de milhares de empregos nas
obras do Parque Olímpico; o aumento no nível de segurança será superior na
prevenção de assaltos, arrastões contra turistas; investimentos e divulgação de
esportes poucos conhecidos no Brasil; valorização dos atletas. Mas, isso tudo é
passageiro. A partir do momento em que os turistas deixarem o Rio de Janeiro, o
Estado entra em um declínio alarmante. E é com isso que devemos nos preocupar.
O aumento nos impostos após os jogos, o alto uso de verbas publicas dentre
outras coisas.
O Rio
de Janeiro, a cidade maravilhosa. Sede das Olimpíadas de 2016 . Olimpíadas essa
que a maior parte da população carioca não poderá acompanhar de perto devido
aos altos preços cobrados pelos ingressos. Uma Olimpíada feita para somente um
tipo de classe. A Olimpíada que vem como uma lufada de ar fresco em meio a
tanto caos. Uma Olimpíada, que segue o modelo pão e circo. Enquanto a população
estiver na euforia dos jogos, novas modalidades, medalhas a situação estará
equilibrada. Mas, e depois?
É
certo que as Olimpíadas no Rio, tem muito mais o intuito de mudar a imagem de
um Brasil em declínio, do que sua verdadeira finalidade, que é a de dar visibilidade
aos diferentes tipos de esporte.
Laura Ribeiro
PIBIQUINHO ED FÍSICA 2016
Laura Ribeiro
PIBIQUINHO ED FÍSICA 2016
Verdade,praticamos muitos tipos de esportes e isso nos ajuda, a olimpíada melhora bastante
ResponderExcluirO nosso Brasil.E com a
Olimpíada muitas pessoas
Ganham troféus e praticam
Mais esportes,concerteza
Ganharemos muitas medalhas
Na olimpíada de 2016.
Ana Beatriz Fonseca 701
Verdade,praticamos muitos tipos de esportes e isso nos ajuda, a olimpíada melhora bastante
ResponderExcluirO nosso Brasil.E com a
Olimpíada muitas pessoas
Ganham troféus e praticam
Mais esportes,concerteza
Ganharemos muitas medalhas
Na olimpíada de 2016.
Ana Beatriz Fonseca 701
O Rio tem mais do que se preocupar do que com as olimpíadas. O estado passa por uma grande crise e eu não acho que ele tenha muitos benefícios com esse tipo de evento,que sempre é muito caro.
ResponderExcluirNão só o Rio, como todo o Brasil, tem muito mais com o que se preocupar. Na momento presente, o foco seria na nossa crítica situação política, onde há muito em jogo, como o futuro da nação e recursos para fazer com que A POPULAÇÃO BRASILEIRA,também, tenha como participar desse momento histórico do nosso país. Como sempre, entra a questão da classe social, apenas os ricos e estrangeiros vão participar de um mega evento, onde o "anfitrião" é o próprio estado. Depois disso tudo, que poderia se classificar, também,como um momento de alívio da verdadeira realidade, ficarão apenas memórias, do povo que viu tudo pela tv, e obras inacabas.
ResponderExcluirEntretanto, esse evento também trás pontos positivos, como a imagem do país no exterior, o investimento em, algumas, obras que ficarão, na segurança, entre outros. Mas pela falta de interesse em resolver questões antigas e passar por uma maior, onde o povo, no final, acaba pagando, sou, particularmente, contra.
-Nathália A. Celestino. 901
Saber se as Olimpíadas serão boas é relativo, pois carrego duas opiniões.
ResponderExcluirA primeira é que as Olimpíadas podem sr um ótimo evento econômico, pois trará estrangeiros e, consequentemente, pessoas dispostas a gastar com os nossos produtos, fazendo aumentar as vendas locais. Assim como também trará oportunidade de emprego para centenas de pessoas.
Porém, acho também que pode ser um evento bastante prejudicial, num ponto de vista socioeconômico, quando milhões que poderiam ser investidos na melhoria da saúde pública, na educação, em direitos básicos que a população necessita, que estão sendo revertidos em obras superfaturadas e reformas no qual apenas usufruirão estrangeiros e limitadas classes sociais (media-alta). Assim como também, por conta das Olimpíadas, o prefeito Eduardo Paes vem tentando desalojar, lê-se desabrigar, dezenas de pessoas da Vila Autódromo para construir nesse terreno um estacionamento para as pessoas que virão para os jogos, violando o direito fundamental da moradia.
Lara Lopes Silva Fagundes, turma 2001
Concordo com os argumentos da Laura e acredito que a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro tem aspectos bons e ruins, mas infelizmente os ruins estão em maior quantidade.
ResponderExcluirOs turistas trarão dinheiro para a cidade, muitos empregos serão gerados, recebemos obras incríveis, mas essas construções não serão usadas com frequência, os empregadores não manterão seus empregados se não houver demanda... Nada disso é garantia de melhoria.
Nosso país está enfrentando uma crise econômica como nunca enfrentou antes e nossos governantes deviam estar preocupados em ajudar a população, principalmente a classe mais desvalorizada que não possui condições para arcar com custos de educação e saúde privada, ao invés de estarem se dedicando excessivamente a realização do evento, superfaturando as obras e etc...
Além desses fatos, a maior parte dos brasileiros não terá acesso aos jogos, por conta do custo altíssimo cobrado pelas entradas.
Definitivamente, o Rio de Janeiro não possui estrutura nem governantes adequados para a realização de um evento grande como as Olimpíadas.
Larissa Figueiredo - Turma 2001
Os Jogos Olímpicos produzem resultados muito positivos para o país que os patrocinam, principalmente para as cidades onde são realizados. A expectativa para o Brasil é mais favorável ainda, já que o país já sediou um dos maiores eventos esportivos, a Copa do Mundo, em 2014. No entanto, esses resultados não são favoráveis para toda a população, já que grande parte do dinheiro que é utilizado na construção das arenas, parques olímpicos, ... poderia estar sendo investido em recursos para a sociedade como por exemplo em hospitais, escolas e na segurança. Além disso, o governo afirma que os jogos são destinados a população, porém na realidade isso não acontece, já que, a maioria das pessoas não têm acesso aos ingressos por esses custarem muito. Sendo assim, os jogos olímpicos favorecem apenas a uma parte muito pequena da sociedade brasileira.
ResponderExcluirThaís Salles - 2001
Posso concluir que é difícil escolher um lado nessa história toda, então eu tenho duas opiniões, a primeira, é que, as olimpíadas serão boas para o país é para o Estado do rio de janeiro, porque melhorará a economia trazendo dinheiro para os cofres, cujos já estão quase sem recursos.
ResponderExcluirA outra opinião, é que, é possível que mesmo que melhore a economia, a maquiagem que passaram para a olimpíada uma ora vai sair, e vai voltar tudo ao normal, ou até pior do que era antes, nos já vimos isso ao vivo, na copa do mundo. E não é improvável que aconteça novamente.
Samuel Rodrigues Dutra - 2001
Concordo com você. Enquanto o dinheiro da população é investido nas Olimpíadas para dar uma "boa imagem" do Brasil, a educação continua ruim, a saúde precária. O governo deveria utilizar esse dinheiro para investir no desenvolvimento do país, para depois pensar em dar uma "boa imagem" para o Brasil, o qual não está atualmente preparado para as Olimpíadas.
ResponderExcluirEster Pardini - 2001
Concordo com os argumentos apresentados no texto. É inegável que a realização das Olimpíadas em nosso estado trouxeram/trarão coisas boas e ruins: entretanto, em nossa atual conjuntura, as consequências ruins têm muito mais impacto do que as boas.
ResponderExcluirPrimeiramente, estamos vivendo um momento muito crítico em nosso país, onde o governo deixa de pagar os aposentados e funcionários, como temos visto na mídia, para fazer obras que se tornarão obsoletas logo após as Olimpíadas ou obras como a da Ciclovia da avenida Niemeyer, em que não foi feito um estudo prévio realmente responsável.
Não podemos negar que abrirão mais postos de empregos temporários, porém, são soluções paliativas para resolver a alta taxa de desemprego em nosso país.
Além de tudo isso, o governo afirma que os Jogos são para toda a população, mas sabemos que na realidade não é assim, já que os ingressos custam absurdamente caro para uma população que paga impostos absurdos.
Então, para mim, poderíamos, sim, sediar os Jogos, mas em outro momento. O dinheiro que está sendo investido poderia ser investido para a melhoria da educação e saúde, por exemplo. Isso sem contar que nem todo o dinheiro que é colocado para investir nesses Jogos está efetivamente tendo esse destino.
Paula Sabino - 2001
Eu concordo plenamente com a matéria acima. Não só o estado do Rio de Janeiro, mas o Brasil em si, não se encontra em um estado financeiro para ficar investindo em Olimpíadas, se preocupando com o bem estar das pessoas que virão para o Brasil neste período. Enquanto os lugares que acontecerão o evento se encontra "maravilhosos", milhares de pessoas no Brasil inteiro vem sofrendo com a decadência dos hospitais, da educação, por faltas de emprego, dentre outras coisas. Infelizmente, o Brasil não está preocupado com os brasileiros, e sim com os " gringos". Eu digo não as Olimpíadas, voto sim ao investimento na saúde e educação. #seligaBrasil #euvotonão
ResponderExcluirLARISSA SOARES- 3001
Os argumentos da laura são super validos e concordo ,pois o Brasil se encontra em tremenda crise ,muitas pessoas desempregadas ,hospitais em péssimas condições,pois nao estão pagando os funcionários ,e na área da educação o mesmo ,escolas sendo fechadas pois os professores não estão recebendo seus salários,e os aposentados igualmente ,pois estão investindo nas olimpíadas e esquecendo das reais prioridades.
ResponderExcluirE também as olimpíadas não esta sendo acessível para todos e sim para uma parte da população(classe A).
O Brasil não esta com clima para receber uma olimpíada ,de certo modo tem algumas vantagens como os turistas , que estarão mexendo na economia e também melhores transportes ,que estarão gerando mais empregos, o brasil esta tentando maquiar a sua imagem no exterior ,mostrando que pode realizar a olimpíada .
E depois que a olimpíada acabar e possível que tudo volte como era antes ou então pior.
Marylin lis -2001
Concordo, porém acho que existe dois lados nessa história ,um bom e um ruim.
ResponderExcluirO lado ruim é que o Brasil tem muito mais prioridades para atender no momento do que gastar bilhões para jogos olímpicos.E o lado bom é que as Olímpiadas 2016 vão trazer um grande investimento em insfraestrutura,esportes,segurança(em alguns lugares e só até o final dos jogos) etc.Uma vantagem também que eu achei interessante foi que como muitos esportes serão realizados na água,será feito um processo de despoluição.
Rafaella Cuba -3001
Minha opinião é de que a Olimpíada é algo cultural, que veio da Grécia antiga. Por um lado é vantajoso, pois pessoas de outros países vem gastar o dinheiro aqui, beneficiam pequenos negócios, gerando renda. Porém, por outro lado a verba que foi destinada para a infraestrutura das Olimpíadas, deverá ser bem utilizadas, ser for bem utilizada valerá a pena.
ResponderExcluirRenan Dib - 3001
Com certeza esse texto foi bem posicionado. Antigamente os presidentes realizavam obras faraônicas para atrair o capital estrangeiro e assim os países investiam no Brasil e será que não está isso que está acontecendo ? Essas olimpíadas sempre são muito animadas e até fazem a população esquecer dos problemas mas quando a festança acaba tudo volta ao normal, aliás, quando não piora.
ResponderExcluirNão adianta investir rios de dinheiro em uma coisa que marcará apenas algumas datas. E onde fica a vida do povo ? A saude? A educação ?
Olpimpiadas são importantes principalmente no aspecto econômico mas do modo que está sendo dirigido não vai acabar bem.
Nathália Ellen - 3001
Concordo com os argumentos de Laura. O Brasil está passando por uma crise alarmante e, mesmo assim, as Olimpíadas estão por vir. O pouco dinheiro que temos deveria ser investido em recursos públicos, como educação de qualidade, transporte e estrutura do nosso país. Entendo que com as Olimpíadas aqui, haverá mais oportunidade de emprego, como também haverá um leve aumento na econômica, por causa dos turistas e de pouquíssimos moradores que têm condições de conseguir ir à esses jogos. Porém, o povo da casse alta e os turistas não serão suficientes para melhorar a crise pela qual o país está passando.
ResponderExcluirEnfim, "Olimpíadas para quem"? Na minha opinião, não para o povo brasileiro, pelo menos, não até essa crise acabar e os problemas internos do país serem resolvidos.
Isadora Souza - 2001.
Em um país como o nosso que se encontra no período de crise econômica e política não há possibilidade de haver acesso à olimpíada para todos.
ResponderExcluirLogo,penso que ao invés de o Estado se preocupar em manter o legado olímpico, por que não cuidar dos alicerces da sociedade, como a saúde e a educação, que estão sendo sucateadas?
Não tem como negar que são esses setores que fazem diferença para a sociedade brasileira e não a questão de sediar ou não os jogos olímpicos.
Como já dito com o país em crise tudo se torna mais difícil. Sem capital para investir em obras, que aliás, muitas ainda se encontram inacabadas ou feitas em favorecimento ao capital privado. O Estado brasileiro além de conseguir aumentar ainda mais a sua dívida pública, deixa de investir em recursos básicos para a população.
Por fim, em um país desigual como o nosso,com falta de investimentos na saúde e educação pública e assolado pela crise, as olimpíadas são para aqueles que detêm vultuoso capital, ou seja, turistas e a classe média,e não para a maior parte do povo brasileiro que é composto em sua maioria pelas classes mais baixas e que necessitam das esferas públicas deixadas de lado.
Letícia Blanco-3001
Em minha opinião também acho que as olimpíadas tem lado bom e ruim. Em janeiro de 2014, em estudo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro defendia que o evento pode proporcionar "benefícios para as economias local, regional e nacional, ao estimular investimentos incrementais e estruturais". E em nota o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ditou: " a Olimpíada será marcada pela economia e recursos públicos, obras finalizadas no prazo e um legado econômico e social significativo." " A olimpíada é uma oportunidade de mostrar um Brasil diferente do país que atrasa licitações e superfatura preços. (...) É uma enorme oportunidade de transformação"
ResponderExcluirEconomistas e especialistas têm uma visão mais cética sobre o possível impacto dos jogos na economia. A olimpíada é um evento menos que a copa, pois dura 2 semana, não quatro como a Copa, por isso tende a ter um impacto ainda menos relevante para a economia brasileira como um todo.
Além disso, apesar da a primeira vista parecer muito, os R$ 38 bilhões de investimentos ligados à olimpíada são pouco significativos em um país com um PIB de R$ 4 trilhões.
A olimpíada com certeza irá deixar todo uma legado, de infraestrutura e melhoras pelas cidade, porém seu legado de crises e dívidas serão maiores comparados aos positivos, pelo fato das obras serem superfaturadas e desmatamento de uma área de preservação na Barra da Tijuca.
Victor Sabino- 3001
Independente de crises, acredito que as consequências negativas dos Jogos Olímpicos no Brasil se sobrepõe às positivas. Do ponto de vista socioeconômico é claro que o país não teria condições de financiar o evento se houvesse uma preocupação com o bem-estar da população, que em sua maioria sofre com os problemas estruturais das cidades.
ResponderExcluirTomando como exemplo outros países mais desenvolvidos e com melhores condições de vida que o Brasil, E que se recusaram a sediar as Olimpíadas, podemos concluir que os "benefícios" econômicos, como a entrada de turistas e criação de novos empregos nas obras para o evento não são vantajosas a frente do prejuízo que teremos após a sua realização. Sem contar que é de conhecimento geral que a maioria dos países que sediam tais eventos, o faz pela faturação que o governo tem em cima das obras, que no caso do Brasil, não é revertido para a população.
A propósito, o único argumento necessário para comprovar a situação execrável em que estamos com esses Jogos é o de que nem um quarto de nossa população terá acesso direto a eles, o que explicita a grande desigualdade social do país.
Gabriela Villela 3001
Acredito que os impactos culturais deixados pelas Olimpíadas, assim como o marco histórico, são muito mais importantes à longo prazo.
ResponderExcluirNão vou mentir e dizer que ela não traz problemas na área econômica, visto que retira investimento que poderia ser aplicado em outras áreas, mas ainda assim reafirmo minha opinião: elas deixaram um legado histórico e cultural inestimável.
Flávio Sevalho 3001
Qual seria este legado? Seja mais claro. Desenvolva melhor o seu argumento.
ExcluirAcredito que um evento tão grandioso como os Jogos Olímpicos não deveria ser sediado em um pais com a economia tão enfraquecida como esta no momento atual.O Estado retirou esse dinheiro investido de lugares mais necessitados e mais importantes para a população,como escolas,hospitais,ou seja,redes publicas que sofrem com a falta de responsabilidade dos governantes.Porem,o fato de haver um evento tão grandioso no rio de janeiro,uma das cidades mais importantes do Brasil,chama muitos turistas que podem conhecer a nossa cultura e vice-versa,mas será que essa troca é suficiente para o pais?Para suprir esse tanto dinheiro que foi investido?Essas perguntas só serão esclarecidas com o tempo.
ResponderExcluirNicolle Santos-3001
Concordo plenamente com o que foi dito no texto da Laura, e acredito que as Olimpíadas terão muitos pontos negativos para o Brasil, como o aumento de impostos após os jogos, gasto de verbas públicas, obras por todo lado, nem todas as pessoas terão dinheiro para o ingresso, ocasionando a desigualdade social. Ou seja, uma caos na cidade.
ResponderExcluirMas, é importante ressaltar e ter consciência da importância do esporte como um elemento de agregação de convívio e não apenas competições por medalhas.
Por isso, tenho um ponto de vista otimista, penso positivo e espero um grande evento, com obras cumpridas, segurança para todos, levando o Brasil a um novo patamar minimizando assim a crise política atual.
Lais Almeida- 2001
Gostei do posicionamento embasado e seguro, Lais. Parabens pela defesa!
ExcluirCom as olímpiadas este ano no Rio de Janeiro, há grandes investimentos em obras públicas para a preparação de nosso Estado. Porém, diante de nosso momento político, econômico e social, esses altos investimentos deveriam ser distribuídos para outras áreas que estão passando por dificuldades devido à má distribuição de nossos impostos, como por exemplo, a crise nos hospitais e escolas públicas. No momento, não temos condições econômicas adequadas para este tipo de evento mundial.
ResponderExcluirUm aspecto a ser analisado é que este grande investimento em obras urbanas está gerando um alto custo e poderá aumentar as nossas dívidas. Apesar do aumento de empregos e a grande quantidade de turistas em nossa cidade, há uma incerteza se iremos pagar todas as dívidas formadas neste período, o que poderá levar a outra crise econômica. Também não temos a certeza se estas obras terão a sua manutenção da maneira adequada após a olímpiada, ou seja, muitas destas obras podem ser abandonadas ou não serem mais utilizadas após o término do evento.
Este evento tem diversos pontos positivos, como a união entre nações e o envolvimento de vários esportes e milhares de pessoas ao redor do mundo. Entretanto, há outras questões mais urgentes para serem resolvidas. Afinal, não tem como receber os turistas em “nossa casa” se esta não está organizada e preparada o suficiente.
Gessylene Adriely 3001
Bem lembrado, Gessylene. A manutenção das obras é um enigma! As experiências anteriores demonstraram muitas falhas!
ExcluirA idéia de fazer as olimpíadas no Brasil é até boa de certa forma, considerando o fato de que assim algumas necessidades básicas da população como transporte e segurança seriam melhorados em virtude da vinda dos estrangeiros à nosso país. Porém a grande questão que fica é o que vai acontecer quando as olimpíadas acabarem? Será que toda esse “melhoramento” feita no país vai continuar ou vai parar nesse ano mesmo? Considerado a situação na qual nos encontramos ultimamente é bem provável que todos esses “benefícios públicos” parem por aqui, em 2016, pois é bem provável também que com todos esses gastos feitos até hoje (ñ estou contando com os gastos ñ feitos na infra-estrutura de escola e hospitais) a crise econômica se agrave por completo, talvez até dizimando de vez a nossa economia.
ResponderExcluirTambém ñ podemos esquecer de nos perguntarmos se todo esse melhoramento foi feito com o intuito de atender às necessidades da população brasileira e ñ apenas às necessidades dos estrangeiros que para cá virão. Por isso fica a pergunta ao nosso governo, “olimpíadas pra quem?”
Fábio Farias
Turma: 2001
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs Olimpiadas foram feitas para qualquer um que esteja a cima da classe C pois é quem mais sairá prejudicada,pois seus filhos sofrem com a falta de investimento em sua educaçao,um exemplo é a escolaonde minha mãe trabalha,onde pediram para os professores levarem cloro pois a escola não tem produtos de limpeza,e não há folhas para passar atividades.A saúde de quem vive a classe C têm de ser excelente pois se for a um Hospital público terá sorte de ser atendido,alem da má qualidade da segurança,do transporte,dentre muitos outros.O dinheiro que deveria ser investido nisso foi desviado para as olimpiadas,para obras de bilhões de reais,que talvez nem fiquem prontas a tempo dos jogos.E o pior disso tudo é que um cidadão das classes B e C não vai poder ir em um evento que ele ajudou a financiar,que foi pago com dinheiro de imposto,pois o ingresso tem um valor inacecivel,ou seja ele pagou para os outros,para as classes ricas,para os estrangeiros que vem para os jogos.
ResponderExcluirBrasil,o país dos outros.
Antônio Herdy
Turma-2001
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirs tem toda sua maquiagem por trás de seu verdadeiro prejuízo financeiro, fácil ver as melhorias momentâneas que trazem sediar uma olimpíada, porém isso tudo é passageiro e junto com todo esse brilho que com tempo fica abandonado, chega às dívidas que foram criadas para sustentá toda essa festa política. Com isso com a crise instalada no Brasil obviamente que todo esse custo cairá sobre a mão do trabalhador, impostos altos, inflação alta, e enquanto isso a saúde e educação continua em situação deplorável
ExcluirConcordo, mas me posiciono de forma que apresento dois lados. O positivo em que Meios de transporte se tornaram melhores e rápidos, os recursos financeiros com a chegada dos turistas, que serão altos e lucrativos, a criação de milhares de empregos nas obras do Parque Olímpico, o nível de segurança será que superior na prevenção de assaltos, arrastões contra turistas, investimentos e divulgação de esportes poucos conhecidos no Brasil, valorizando os atletas, investimento na educação relacionado ao aperfeiçoamento de novos idiomas, entre outros, e o lado negativo que trouxe problemas em vez de soluções e aperfeiçoamentos, tais quais o alto gasto de verbas públicas, o grande amento de impostos após os jogos, risco de assaltos devido aos grandes índices de violência na cidade, grande número de cambista com preços abusivo do ingresso, poluição da lagoa Rodrigo de Freitas, expondo a saúde dos atletas, sem contar dos inúmeros gastos intermináveis nas obras e melhorias pensando do que vao achar do Brasil, buscando melhorar na vista dos "de fora", que poderiam ser ultilizados de forma justa na melhoria de educação e saude publica.
ResponderExcluirJulia Veronese - 2001
Bom Júlia! Levantou pontos positivos ainda não citados!
ExcluirAs olimpiadas podem trazer maleficios e beneficios tanto para o pais quanto para o estado, pois caso não tomemos uma atitude e o local onde será sediado os jogos olimpicos continue como ele está atualmente pode afetar negativamente com a reputação do pais fazendo com que diminua o numero de turistas o visitando, mas caso medidas sejam tomadas, haja melhoras tanto na segurança quanto na saude pode afetar positivamente pois teremos um retrato melhor em outros paises fazendo com que aumente o fluxo de turistas e consequentemente a economia. Os jogos acabam possuindo um lado que pode ajudar e um lado que pode prejudicar o pais e o estado. Tudo depende de como o dinheiro que ainda tem para ser usado para os jogos seja utilizado
ResponderExcluirAs olímpiadas trará benefícios e malefícios. Ao turismo, principalmente, que dará um empurrão para novas vagas de empregos (nos hotéis, nos setores de transportes, gastronomia, entre outros), porém será apenas temporário.
ResponderExcluirEstão investindo na segurança e estabilizando os hospitais de emergência, até o final dos dias de jogos, e logo após voltaremos à nossa realidade.
Assim como na Copa do Mundo, que investiram milhões em estádios e após a finalização do evento alguns deles não foram utilizados para mais nada, como o Arena Amazônia, ficando abandonado por certo tempo, foram e são investimentos desnecessários, ou até mesmo necessários que são feitos com tanta rapidez (apenas para um beneficio no momento)que acarretam em desgraças e prejuízos piores, logo depois(um exemplo, o viaduto em Belo Horizonte).
O Brasil não esteve na Copa e não está preparado nas Olímpiadas, por questões que persistem há décadas. Questões econômicas, questões politicas e questões sociais.
Geovana Espindola - Turma: 2001
Gostei do desenvolvimento do texto, Geovana!
ExcluirEu concordo, os benefícios obtidos pela olimpíadas são passageiros, duram somente o momento em que o evento está ocorrendo, sendo assim n muito vantajoso.
ResponderExcluirPor outro lado, é um evento histórico, cultural, q veio da Grécia antiga, tendo também as suas vantagens, como os empregos gerados no momento de construção, porém o dinheiro investido n tem muito retorno para a população, sendo assim melhor inverter parte dessa verba em educação e hospitais.
JUAN DIEGO- 2001
Acredito que o que Brasil e o Rio de Janeiro deveriam ter estabelecido prioridades antes de aceitarem ser sede das Olimpíadas 2016. Reconhecemos que estamos diante de uma crise interna que atinge, principalmente, as classes mais humildes da população. Essa crise, se instaura não só nas elevadas taxas de impostos, mas também na saúde, na educação e segurança. Por exemplo, atualmente colégios estaduais do Rio de Janeiro e a UERJ (Universidade Estadual Do Rio de Janeiro) se encontram em greve graças a falta de investimentos, sucateamento das instituições e não boas condições de trabalho. Se ao invés de investir milhões em obras de infraestruta com o intuito de fazer obra "pra inglês ver", parte desse dinheiro tivesse sido destinado a melhorias na educação, talvez nossos estabelecimentos de ensino não teriam chegado a situação que hoje se encontram. Porém, também acredito que essas obras urbanas e destinadas ao esporte sejam um legado pro povo e pros atletas brasileiros no período pós-olimpíada, mas como afirmei, o que deveria ter sido feito não foi que, no caso, seria o estabelecimento de prioridades, pois hoje nossa maior urgência é resolver os problemas relacionados a educação, ao sucateamento dos hospitais públicos e a segurança que parece ter nos abandonado faz tempo, e não fazer uso da política do "Pão e Circo" pra fazer o povo esquecer que o dinheiro investido vem da força de trabalho dele e que esse dinheiro não está sendo aplicado em orgãos públicos de suma importância no dia a dia da população.
ResponderExcluirMickely Farias- Turma 3001
Bons argumentos, Mickely!
ExcluirAcho que os jogos olímpicos são interessantes,mas infelizmente digo que o Brasil não esta preparado estruturalmente nem economicamente para isso,um dos exemplos que concordam com a minha afirmação é o fato da desigualdade,falta de segurança e a questão do país esta em crise.
ResponderExcluirCreio que para haver uma olimpíada é necessário um argumento,uma ordem,uma forma de todos participarem (na torcida ou nos jogos).
Claudemiro Izidorio turma:2001
ExcluirA realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro é algo que divide opiniões. Há uma vantagem para o comércio, pois a cidade irá receber um número maior de turistas, o que gera um número maior de empregos, trazendo benefícios para a economia. Porém, esses ganhos são temporários. A quantidade de investimentos realizados em obras para receber esse evento foi gigantesca, e poderia ter sido usada para serviços que a população realmente precisa. Além da questão da seletividade do público, que por conta dos altos preços dos ingressos, não serão todos que poderão comparecer aos jogos. Então, dessa forma, esse evento traz, em sua grande parte, pontos negativos tanto para a economia do país, como para a própria população.
ResponderExcluirCíntia Moreira, 3001
Realmente a situação está precária. E o que ouvimos dizer do governo é "estamos sem verba" "estamos em crise". Crise essa que só afeta uma classe social. E adivinha qual? O Rio de Janeiro deveria colocar em prioridade as necessidades população,que cada vez mais sofrem com a os aumentos tributários. Como vc disse, a olimpíada tem seu lado positivo, mas será que as consequências de tal evento vai trazer recompensas de longo prazo? Será que realmente estamos pronto pra suportar um eventos desse porte? São questionamentos que precisam ser feitos.
ResponderExcluirLara Martins,3001
ExcluirEu acredito que a olimpíada é um forma de atrair capitais estrangeiros para o Brasil, contudo esse dinheiro que é retido não retorna a população que é o grande investidor das construções faraônicas feitas no estado do Rio de Janeiro. Mesmo que a população se beneficie com essas obras que os políticos alegam que estão sendo feitas para os residentes, é indubitável que será momentâneo o uso desse edifícios.
ResponderExcluirLeonardo Costa Sabino
Turma: 3001
É difícil muito difícil escolher um lado, assim como o Samuel eu tenho duas opiniões distintas, uma que as olimpíadas serão boas para o Estado do Rio de Janeiro com os meios de transporte melhores e rápidos, mais recursos financeiros com a chegada dos turistas, etc.
ResponderExcluirJá a segunda,é que após as Olimpíadas vai ficar pior do que antes com o aumento dos impostos.
Rodrigo Moura -Turma 2001
Eu concordo com a Laura e seus argumentos..
ResponderExcluirBom,Existem dois pontos de vistas diferentes do assunto: O Lado Vantajoso e o desvantajoso, que na minha opinião nenhum dos dois podem ser desvalorizados e descartados.
Lado Vantajoso: Sabemos que a situação financeira do nosso Estado é precária, mas, vamos pensar nas obras feitas que irão nos beneficiar, como por exemplo o Tatuzão e o VLT (veículo leve sobre trilhos), coisas que foram construídas visando um melhor transporte público durante os jogos olímpicos, que mesmo depois do fim deste, permanecerão no Rio para usufruto dos cariocas. Podemos analisar também a quantidade de turistas que virão aos jogos; digamos que o tempo de duração dos jogos não será suficiente para melhorar tal economia, mas, acredito eu que será um pé inicial para uma possível melhoria.
Lado Desvantajoso: Por mais que o nosso país saía ganhando com esses benefícios que os jogos nos proporcionará, é importante ressaltar que o nosso país deveria ter prioridades maiores a serem levadas em conta, a quantidade de dinheiro que é revestida nos jogos por exemplo, seriam muito melhor aproveitado se fosse investida nas áreas de saúde e educação..
Nívea Rodrigues Lima -2001
Acredito que o Brasil ainda não está pronto para receber a Olimpíada. Apesar dos sérios problemas que o país tem enfrentado,as obras continuam a todo vapor , e quando se fala desse assunto "Olimpiadas pra quem?" o governo é o primeiro a se pronunciar fazendo propagandas e propagandas do quanto estão melhorando o país com esse dinheiro.Por um lado acredita-se que este evento não só ja trouxe como permitirá uma nova abertura na economia do Brasil. Mas será que isso será o suficiente para sanar uma crise que dói no bolso dos brasileiros ? Assim como a autora Laura cita em seu texto "o preço dos ingressos são absurdos, sendo acessível somente por pessoas de uma classe alta", além disso com a intensa desvalorização da moeda brasileira a influencia de valor das notas estrangeiras permite a facilidade de compra dos estrangeiros no que se diz respeito aos ingressos. Outrora devemos se perguntar , o que será feito com esse dinheiro ? Será que realmente investirão no Brasil? Não é de hoje que vemos noticias e noticias dos milhões que são desviados, isto é aqueles que aparecem na mídia. Infelizmente vivemos em um país mascarado e desvalorizado onde as olimpíadas sejam só para demonstrar um país "maravilhoso". Enquanto pessoas morrem na fila de um hospital, passam fome e frio e pagam absurdos para sobreviver !!! Como viver em um lugar onde o valor do terno fala mais do que o suor da cabeça? Disse-lhe uma vez o "grande Ronaldo Fenômeno - copa não se faz com hospitais", e isso demonstra como é a visão de desprezo de alguns da classe alta perante a população. Desta forma caminhamos para um país cada vez mais absolutista onde "Manda quem tem dinheiro , obedece quem precisa dele". Que país é esse ? Será que somos realmente independentes ou ainda somos os colonizados ?
ResponderExcluirLucas de Melo - 3001
Muito bom, Lucas! Adorei a argumentação!
ExcluirEu li alguns comentários e percebi que várias pessoas têm a mesma opinião que a minha, cujas acham que as olimpíadas irão trazer malefícios e benefícios ao nosso país.
ResponderExcluirMas, além desses ambos lados, é necessário perceber a crise econômica e política na qual está afundando aos poucos o Brasil, ou seja, as olimpíadas será para poucos.
Todos sabem que o Rio de Janeiro sediará as olimpíadas e paraolímpiadas em 2016, mas quais serão os prós e contras?
Lado positivo: Crescimento do turismo, aumento do investimento em esportes, melhorando a qualidade de vida de muita gente, melhora na economia do país, que de acordo com o estudo da FIA, será investido 30 bilhões em obras e na organização da economia. A previsão de retorno é de até 102 bilhões até 2027 e a massiva criação de empregos.
Lado negativo: Corrupção (típico do Brasil), a não conclusão de todas as obras dentro do prazo, além de outros problemas como saúde, moradia, educação, pobreza, transporte... E ao em vez de investirem nessas áreas, investem em estádios e arenas milionários.
Mateus Gomes - 2001
O governo planeja muito, mas só fica no papel. Pois pra eles oque é mais importante só é a olimpíadas. Muitas pessoas saindo de suas casas forçadas para ter espaço para os jogos. São tantos dinheiros usados só para isso e a educação, saúde, a segurança são deixado de último.
ResponderExcluirAs olimpíadas só são para eles mesmo, para ter mas dinheiro no bolso e povo que fique de lado.
Rayssa 1001
O fato dos jogos olímpicos serem realizados no Brasil tendo como sede o Rio de Janeiro pode ser vista por vários ângulos (positivos e negativos). Os pontos positivos desse evento é que, em meio à época de crise, pode melhorar a situação econômica do país por causa do aumento do consumo durante o evento, obras de melhorias urbanas, aumento da segurança pública, além de trazer mais “visibilidade” pro país. Mas, assim como foi com a copa (em meio à euforia, as pessoas esqueceram de pensar nas consequências a longo prazo) que após o evento houve um declínio na situação do país, vai acontecer o mesmo com as olimpíadas.
ResponderExcluirNo momento, diversas obras de melhorias então sendo feita para “maquiar” a situação político-econômica do país, mas após os jogos, tudo vai voltar ao normal (com risco de piorar), começando nos jogos. Nem toda a população poderá participar do evento por causa do auto custo dos ingressos ocasionando uma privatização social. O dinheiro utilizado para construir a “cidade olímpica” podia estar sendo utilizado para fins maiores como escolas, hospitais, segurança pública, coisas que durariam e que seriam de maior interesse – pelo menos para a população de classes social mais baixa que não possuem planos de saúdes nem estudam em escolas particulares. Ou seja, as olimpíadas não são para a população brasileira e sim para os estrangeiros.
Não devemos ser pessimistas, mas como não ser em meio à realidade?
Thamyris Mattos 1001
O governo planeja muito, mas só fica no papel. Pois pra eles oque é mais importante só é a olimpíadas. Muitas pessoas saindo de suas casas forçadas para ter espaço para os jogos. São tantos dinheiros usados só para isso e a educação, saúde, a segurança são deixado de último.
ResponderExcluirAs olimpíadas só são para eles mesmo, para ter mas dinheiro no bolso e povo que fique de lado.
Rayssa 1001
Bom, concordo com o pensamento abordado no texto,pois considero que por conta das olimpíadas,o Brasil será divido em duas etapas de tempo.
ResponderExcluirA primeira parte é durante as olimpíadas,onde o país demonstrará uma estrutura moderna, com uma boa competência na segurança,com oportunidades de emprego sendo geradas, um país onde a economia gira.
Porém,na segunda parte(a parte pós olimpíada), o Brasil voltará a sua realidade,um país sem estrutura,um país sem nenhum direito do cidadão sendo colocado em prática. E todo aquele mundo maravilhoso das olimpíadas entrará em declínio,mostrando de volta como o país realmente é.
É quando isso acontecer voltaremos a questão se as olimpíadas foram boas ou não para o país. Porque n adianta ser bom durante o processo se n renderá frutos
João Pedro-2001
É notório tantos benefícios e vantagens trazidos pela Copa, todavia suas consequências além de serem ainda maiores e impactantes acabam agravando o estado do atual do País. Como já foi dito antes as olimpíadas foram feitas principalmente para os estrangeiros e a classe alta brasileira, enquanto o resto da população sofre com as consequências disso tudo. A Copa que devia ser para os brasileiros, acaba tomando um rumo diferente, até quando situações como essa vão permanecer?
ResponderExcluirLuiz filipe- 3001
Concordo com o texto de Laura em vários aspectos. As Olimpíadas em si é um evento que visa trazer a união entre os povos e nações, unindo-os por meio dos esportes e mostrando que o companheirismo é acima de tudo, o mais importante. Acredito que a Olimpíadas trará benefícios tanto para o Estado do Rio quanto para o país como um todo, devido ao aumento de empregos, a valorização da segurança, dos esportes, dos atletas que buscam um futuro nesse ramo, a criação de diversas obras públicas, etc, porém, devemos ter em mente as consequências que esse evento irá trazer. Todo esse dinheiro investido poderia ser usado em problemas que nos cercam há muito tempo como o caos na saúde pública e na rede pública de ensino. A maioria da população fecha os olhos diante a situação apresentada, acreditando que o evento só irá trazer benefícios para o país. A sociedade precisa se conscientizar dos problemas presentes, não "tapando o sol com a peneira" e se iludindo com mídias extremistas, mas pensando que podemos sim valorizar eventos mundiais, porém colocando em prioridade os problemas decorrentes no nosso estado e no nosso país.
ResponderExcluirAna Sarah - 3001
Em primeiro lugar, excelente texto Laura, parabéns pela argumentação.
ResponderExcluirBom, quando o assunto é olimpíadas, logo vem na cabeça a visão que boa parte das pessoas já discorreram acima, a de que, com toda a certeza, não seremos nós “meros mortais” a se beneficiarem com esse evento elitizado.
Dada as condições econômicas a que se encontra o Brasil, temos certeza que não é o momento de gastos e tão pouco para sediar um evento mundial desse tamanho. Tendo em vista que, para o governo, o gasto não é o “problema” e que independentemente das nossas debilidades estruturais, as olimpíadas trarão benefícios imensos para o país. Logo, chego a conclusão de que ocupamos o lado da historia que arca com as consequências das errôneas ações dos nosso governantes e que somos nós a pagarmos as excedentes dívidas desse mega evento que sequer participar podemos, devido ao alto custo, ou seja, “pagamos a festa e nem participamos ”.
Por fim, deixo minha indignação ao desrespeito que o povo brasileiro sofre por parte de seus governantes e, por isso, não desvalorizando a grade importância que o esporte deve ter em uma sociedade, afirmo o quão "inútil" esse evento é, uma vez não beneficiador de grande parte do povo brasileiro, tornando-se excludente, ocultando o mais importante que a celebração esportiva a qual deveria unir as demasiadas classe socioeconômicas.
Irlane Machado – 3001
A reportagem da Laura super nos mostra a real situação do Brasil. Claro que as Olimpíadas seria um ótimo evento para a divulgação do Rio de Janeiro, entretanto, no momento atual na crise que estamos enfrentando, não deveríamos tratar com tanta prioridade assim. Como disse a reportagem, o nosso governo está gastando muito dinheiro em obras super faturadas e as mesmas não possuem estruturas seguras nem para os moradores do Rio de Janeiro nem para os milhares de estrangeiros que virão para acompanhar os jogos. No momento deveríamos dar prioridade a outras áreas como a saúde e a educação, que são duas das várias esquecidas pelo nosso governo. Na saúde morrem várias pessoas precisando de atendimento na fila SUS e na educação, dezenas de escolas da rede estadual estão em greve por melhores condições. Além disso, muitos dos cariocas são manipulados pela mídia por acreditarem que mesmo depois das Olimpíadas o Rio continuará fornecendo toda essa estrutura (e todos nós sabemos que isso provavelmente não irá acontecer). Apesar de toda essa situação de crise e problemas em todo país, ainda tem gente que comemora a chegada da tocha Olímpica. É o famoso "Pão e Circo" como á foi dito em um comentário acima.
ResponderExcluirTifanny Santos - 3001
Eu concordo que a olimpíadas trará vantagens como, Meios de transporte melhores e rápidos, recursos financeiros com a chegada dos turistas, criação de milhares de empregos nas obras do Parque Olímpico, o nível de segurança que será superior na prevenção de assaltos, arrastões contra turistas, investimentos e divulgação de esportes poucos conhecidos no Brasil,valorização dos atletas, investimento na educação relacionado ao aperfeiçoamento de novos idiomas, porém temos que ser prudentes, sabemos que esses beneficiosos serão só para aqueles têm recursos para aproveitar as olimpíadas, pois a população e a sociedade mesmo não participam, e essas vantagens só vão permanecer por enquanto e quando tudo acabar, e todos irem embora a máscara cairá mais uma vez, só para nós, e então vão sobrar os Gasto de verbas públicas, aumento de impostos após os jogos, risco de assaltos devido aos grandes índices de violência na cidade, grande número de cambista com preços abusivo do ingresso, e todos esses gastos e prejuízos vão juntar-se com a crise e serem tirados dos bolsos dos trabalhadores. O Brasil não estava preparado para a copa e não esta para a olimpíadas também, estamos com uma crise em quase todas as ares, econômicas, politicas, sócias... A Olimpíadas é algo amplo e abrangente no ponto de vista político e social. Porém é importante ressaltar e ter consciência da importância do esporte como um elemento de agregação de convívio e não apenas competições por medalhas, como muitos acham.
ResponderExcluirBeatriz Cristina - 2001
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMesmo em curto prazo as Olimpíadas podem se mostrar prejudiciais economicamente, que é um dos maiores (ou o maior) argumento utilizado a favor das Olimpíadas. Como foi mostrado em 2014, na Copa do Mundo de Futebol da FIFA, o grande número de feriados e recessos criados acarretou em uma redução do PIB brasileiro de 0,6% no segundo semestre do mesmo ano. Economicamente o único beneficio, se é que pode ser chamado assim, foi a onda de otimismo que tomou o mercado financeiro e bolsas do país (que já haviam começado a sentir os impactos da crise). E como é de praxe no Brasil, tudo que é bom dura pouco e a economia desceu ladeira abaixo como num fatídico 7 a 1. Todo esse malabarismo numérico de porcentagens, milhões e bilhões só serve para alegorizar o que é facilmente observado: no máximo do otimismo humano, pode ser observado uma soma de resultado zero, onde o lucro não irá superar o investimento. A grande problemática social é que a maior parte dos impostos arrecadados vem da classe trabalhadora e os mesmo não tem condição de desfrutar de 10% da infraestrutura desta Olimpíada que é chamada de "Olimpíada privada" (mesmo maior parte do investimento sendo de cofres públicos, acordos de favorecimento podem ser claramente vistos). Em um país onde a situação socioeconômica da classe trabalhadora, é de instabilidade gigantesca nós últimos 30 (trinta) anos – com a restituição da democracia e oscilação da inflação em proporções astronômicas – a politica do panem et circenses, pão e circo, de quase 2.300 (dois mil e trezentos) anos de idade ainda se mostra um tanto quanto eficaz e ironicamente perde força por um motivo relativamente parecido: enquanto no Brasil a oposição e o atual governo se digladiam, no Império Romano essa manobra acabou junto com a dissolução do império por conta de crises internas. E novamente uma situação recorrente aparece, sendo esta a mentalidade brasileira e infelizmente uma herança dos tempos de império, de simplesmente olhar pra frente e não questionar, mentalidade essa que a mídia diz estar sendo desmanchada, quando na verdade a organização de 3 (três) milhões de pessoas não corresponde nem a uma fração de 1,5% do população de nossa nação. Por conseguinte, devemos, nós, fazer a nossa parte e agir com coerência (como querer melhoras, sem melhorarmos nós mesmos?). Vale lembrar que as mobilizações populares que temos, mesmo que de expressão tímida comparada com outras localidades no mundo, é suficiente para criarmos leis (com a necessidade da participação de 1% dos eleitores), nos incluindo assim em decisões de tamanha importância, como o investimento, o favorecimento e o retorno do bilhões de reais em investimento, retorno este que de preferencia favoreça a classe majoritária do país.
ResponderExcluirLeon Gabriel - 3001
Leon, cada vez mais me emociono com você. Por isso volto a dizer, a 3001 precisa ouvir mais a sua voz, o COLUNI precisa da sua participação mais ativa e eu preciso de você!!! Não se exima de dar a sua opinião nunca! Fale, jogue, participe, grite...nós precisamos de sua inteligência!
ExcluirConcordo com tudo o que a Laura falou, mas quero acrescentar o fato das novas escolas que serão abertas após as Olimpíadas. O problema de muitas famílias que não tem acesso à educação básica será solucionado. Por outro lado, a educação brasileira continua sendo avaliada como medíocre, se não péssima. O dinheiro utilizado para construções, que como na Copa de 2014, podem quase não serem mais utilizadas, poderia ser investido na educação. Ser a sede das Olimpíadas é uma "honra", "honra" essa que só seria aproveitada em sua plenitude se isso não fosse afundar o país daqui a algum tempo. Do que adianta ter muita infraestrutura para vários esportes, se a maioria deles não são conhecidos pela população brasileira em massa?
ResponderExcluirMariana Villaça - 3001
Eu concordo com o que foi escrito a cima. Eu não concordo com a realização das olimpíadas aqui, pois em meio a uma crise monstruosa que estamos vivendo,existem outras prioridades para o Estado e para o país, muitas pessoas perderam seus empregos e fazem o que podem para manter suas casas, e não podem contar com o auxílio público,hospitais, escolas de péssima qualidade e bairros em que falta saneamento básico. De fato a pergunta feita pelo blog é muito importante. Olimpíadas para quem? Pois essas pessoas que lidam com esses problemas de forma rotineira, claramente é um grupo que não vai participar da olimpíada, o vento por si só realiza o processo seletivo de seus participantes. Vivemos em um país onde a desigualdade ainda é uma característica marcante,existem outras coisas para se resolver. Existe uma voz que grita, e clama por soluções que precisam ter prioridade para que então, seja realizado esse grande evento. ANA CLARA 3001
ResponderExcluirAs olimpíadas podem trazer tanto benefícios quanto malefícios, apesar da herança que observamos de um parque olímpico deserto e o escândalo que foram as acomodações destinadas aos atletas do pan-americano que, posteriormente, foram interditadas e condenadas por não serem seguras, também há uma ampla gama de benefícios para a população local que nos anos que antecedem as olimpíadas o estado-sede é bombardeado de investimentos estrangeiros e verba federal para a execução de obras a fim de melhorar a cidade para receber os jogos. O grande problema em questão é a manutenção desse investimento que como nos exemplos citados acima muitas das vezes não ocorre, mas mesmo que em pequena escala algumas obras, principalmente, ao meu ver, de mobilidade urbana são eternizadas, como o VLT, BRT e extensão das linhas do Metrô que atendem milhões de pessoas.
ResponderExcluirdentre as indagações citadas, ao meu ver, a experiência é positiva principalmente para a população da cidade-sede que é beneficiada com obras que não ocorreriam sem os ''holofotes'' que as olimpíadas trazem.
João Vilardo 3001
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCreio que as olimpíadas que será realizada aqui no Rio de Janeiro (Brasil) és sim muito vantajosa para nossa sociedade! Claro, não podemos deixar de notar as dificuldades e os problemas que estamos vivenciando hoje em dia. Os meios de transporte que estão com diversos problemas, a poluição da água, os diversos lixos nas ruas, a destruição da biodiversidade, etc. Penso que sim, esta situação poderá atrapalhar um pouco o rendimento das olimpíadas aqui..
ResponderExcluirPor outro lado, devemos destacar também a importância de ser sede de algo tão disputado pelos países que são as olimpíadas! Historicamente, sabemos que as olimpíadas, onde aconteceu, teve bastante sucesso para aquele determinado país! Tanto pela economia, quanto para as diferenças culturais..
Acredito que as olimpíadas deverá trazer bastante lucro para o Brasil em meio de tantos problemas e crises que estamos passando, além da relação entre diferentes nações. Penso que será importante, a vinda de outros povos pra cá, e estou confiante de que as olimpíadas contribuirá para o crescimento da economia do nosso país!
Thiago Godoy - 3001^^
A olimpíadas terão lados positivos como lados negativos, vemos que o Brasil é um país que muito fala é pouco faz, cria leis e não as cumpre,e isso não é difente com as obras que são, ou pelo menos tentam ser realizadas para as olimpíadas, o lado bom das olimpíadas é que o Brasil vai aproveitar para faturar com o turismo e isso pode ajudar a melhorar a economia do pais, isso se os políticos não derem um jeito de roubar, como sempre, ajudou a criar/construir algumas coisas como ônibus com ar, wifi e outras melhorias que aconteceram por causa da copa, estádios e muitas obras q foram feitas p gringos, quando digo que as obras foram feitas para gringo, eu quero dizer que são obras que foram feitas como maquiagem, apenas p esconder oq é de vdd, obras q não são fortes p durar por mt tempo, são p durar o tempo da copa e só. Ou seja p os gringos essa e é outras desvantagens alem do país ter um grande índice de corrupção, e a maioria do dinheiro que deveria ser gasto c obras p receber um grande numero de pessoas, está sendo roubado, podemos ver em várias reportagens que o Brasil não está preparado p sediar as olimpíadas, tiveram melhorias, mas foram poucas e insuficientes para receber o número de pessoas q um país que irá sediar as olimpíadas
ResponderExcluirMaria Luiza Paranhos 1001
A olimpíadas terão lados positivos como lados negativos, vemos que o Brasil é um país que muito fala é pouco faz, cria leis e não as cumpre,e isso não é difente com as obras que são, ou pelo menos tentam ser realizadas para as olimpíadas, o lado bom das olimpíadas é que o Brasil vai aproveitar para faturar com o turismo e isso pode ajudar a melhorar a economia do pais, isso se os políticos não derem um jeito de roubar, como sempre, ajudou a criar/construir algumas coisas como ônibus com ar, wifi e outras melhorias que aconteceram por causa da copa, estádios e muitas obras q foram feitas p gringos, quando digo que as obras foram feitas para gringo, eu quero dizer que são obras que foram feitas como maquiagem, apenas p esconder oq é de vdd, obras q não são fortes p durar por mt tempo, são p durar o tempo da copa e só. Ou seja p os gringos essa e é outras desvantagens alem do país ter um grande índice de corrupção, e a maioria do dinheiro que deveria ser gasto c obras p receber um grande numero de pessoas, está sendo roubado, podemos ver em várias reportagens que o Brasil não está preparado p sediar as olimpíadas, tiveram melhorias, mas foram poucas e insuficientes para receber o número de pessoas q um país que irá sediar as olimpíadas
ResponderExcluirMaria Luiza Paranhos 1001
ResponderExcluirAs olimpíadas no Rio de Janeiro tem sido alvo de muitas discussões em relações os “benefícios” que seriam trazidos para o Brasil, entretanto estamos passando por um momento que o Brasil se encontra em graves crises: econômicas e políticas. Em minha opinião o Brasil não tem a estrutura necessária para ser sede de um evento mundial tão importante. A escolha foi mal feita, pois o Rio de Janeiro não tem estrutura para cuidar de sua própria população, ele não conseguiria cuidar dos milhares de turistas que virão para ver os jogos muito baseado pelo recebimento de capital para que os jogos fossem sediados aqui. Só que esse capital foi grande parte invertido no bolso de políticos corruptos, tornando todas as obras e mudanças propostas para a “melhoria e modernização” da Cidade Olímpica acabaram sendo feitas de qualquer maneira. Será que sobrara algo de bom para a população que mora aqui após os jogos? É bem difícil aceitar que o fato do governo ter construído museu, praça, obras e mais obras, e não conseguir ter um sistema de saúde publica no mínimo descente.Então não acredito que os jogos tragam benefícios, eles trazem ilusões.
Gabriela Castrioto-3001
É notório o constate assunto da olimpíada e seus benefícios ou controvérsias sendo debatido nos diversos meios comunicativos e diferentes camadas do corpo social. Entretanto, a pergunta que cabe e o objetivo de tal evento que na Grécia possuía intuito de homenagear deuses e que na modernidade possui o intuito de difusão de valores como a paz, princípio que,em tese, não é alcançado, já que, o evento está seguindo como uma vertente de manifestações políticas e populista. De fato, a realização trás consigo melhoramento em infraestrutura, contudo, uma contradição se instaura no fato de uma cidade sede com obras extremamente futuristas que permanece a ser visualmente palco de deficiências arcaicas como a segregação socioespacial. Dessa forma, a olimpíada passa de evento unificador para uma mera realização do histórico termo país desenvolvido para " Inglês ver" não sendo tão favorável sua realização no Rio de Janeiro por não serem alcançados objetivos primordiais.
ResponderExcluirJoão Pedro Freire - 2001
Educação física
ResponderExcluirConcordo muito com a Laura, a atual situação do Brasil não é algo bom e todos sabem disso, estamos vivendo um momento de crise, tanto financeira quanto política. Nosso país não tem estrutura para receber uma olimpíada. Digo isso pois um país que se encontra com hospitais precários, escolas estaduais em greve, aposentados e professores sem salário, dentre outros profissionais da rede pública que também não recebem o que é seu por lei. Um país desse está preparado pra algo tão grande? Acredito que não!
Mas também as Olimpíadas gerou um número relativamente bom de empregos, pois foram precisos muito operários para as obras, transportes melhores , dentre outras.Porém assim como a Laura eu também concordo que depois das olimpíada acontecerá o "caos", Pois o governo gastou muito dinheiro com o evento, e terá que gastar com todas as outras coisas que eu citei acima ( hospital , escola ... ), então eles terão que recuperar esse dinheiro de alguma forma, óbvio que os turistas que vão estar aqui vão ser uma dessas fontes, porém a outra fonte será nós, através de impostos ainda mais altos.
Por isso eu digo, as olimpíadas tem seu lado positivo e negativo , porém o negativo prevalece infelizmente.
Renatha Serigni - 2001