Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. Foto: Getty Images
Por Ana Miragaya
Os Jogos Olímpicos da era moderna se iniciaram em 1896 em Atenas, Grécia, precedendo em 64 anos os Jogos Paralímpicos, que tiveram sua primeira edição oficial em 1960, em Roma, na Itália. No entanto, tanto os Jogos Olímpicos quanto os Jogos Paralímpicos são muito mais que uma corrida por recordes e medalhas e a eterna busca da excelência. Por trás deles está a filosofia do barão francês Pierre de Coubertin, fundador do Movimento Olímpico. Como educador, Coubertin viu nos Jogos a oportunidade ideal para que os povos desenvolvessem uma série de princípios universais ou valores, que poderiam ser aplicados não somente ao esporte, mas à educação e à sociedade.
O Olimpismo é então uma filosofia de vida que exalta e combina de forma equilibrada as qualidades do corpo, vontade e mente. Procura criar um estilo de vida baseado na alegria do esforço, no bom exemplo e no respeito por princípios éticos fundamentais e universais, os valores, associando e combinando esporte com cultura e educação.
Existem atualmente sete valores associados aos Jogos: três aos Jogos Olímpicos e quatro aos Jogos Paralímpicos. Todos são fontes de inspiração para praticantes de esportes e também para não praticantes.
Os valores Olímpicos são: a amizade, a excelência e o respeito.
A AMIZADE estende a mão e busca o entendimento; o amigo procura entender o próximo apesar das diferenças e tem em relação ao outro atitudes e sentimentos positivos como simpatia, empatia, honestidade, compaixão, confiança, solidariedade e reciprocidade positiva.
O RESPEITO inclui o fair play (jogo limpo - respeito às regras do jogo), a honestidade, saber seus limites e tomar conta de sua própria saúde (não ao doping) e do meio ambiente. Respeito significa também um sentimento positivo de consideração por outra pessoa, de outro país ou de outra religião, por exemplo.
A EXCELÊNCIA tem tudo a ver com dar o melhor de si, tanto no esporte quanto na vida, participar e progredir de acordo com seus objetivos.
Os valores Paralímpicos são: a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração.
A DETERMINAÇÃO nos dá confiança e faz com que acreditemos em nós e continuemos a fazer o que o melhor que podemos, mesmo quando a situação está difícil. Ela ajuda a tomar uma decisão focando nos objetivos.
A CORAGEM nos impele a fazer o que acreditamos ser o certo. É um valor e também a habilidade de enfrentar a dor, o sofrimento, o medo, o perigo, a incerteza e a intimidação. A coragem física é aquela que nos dá força para lutar contra a dor e o sofrimento físico. A coragem moral nos dá força para agir corretamente contra a vergonha, a desonra e o desânimo.
A IGUALDADE faz com que todos possam ser iguais e receber o mesmo tratamento. É o valor e a qualidade de ser o mesmo em quantidade ou medida, valor ou status, assegurando imparcialidade, oportunidades e tratamentos iguais para todos sem olhar para religião, etnia, raça, sexo, idade e sem qualquer discriminação, preconceito, desigualdade e deslealdade.
A INSPIRAÇÃO busca uma fonte que traga idéias para completar uma tarefa ou fazer algo de especial.
Os valores olímpicos e paralímpicos são uma fonte rica de inspiração para os jovens, seus amigos, sua comunidade e a sociedade como um todo.
VÍDEOS SUGERIDOS:
a)Sim, eu consegui perceber. Exemplos: O Diego Hypolito, ele tentou dar o melhor de si para conseguir ganhar sua primeira medalha olímpica, o mesmo vale para o Arthur Nory (excelência).
ResponderExcluirPelo o que eu consegui perceber, não teve nenhum caso de doping previsto nas olimpíadas (respeito).
b)Não posso responder esta pergunta, pois não vi muito das colimpíadas, somente a sessão de dança e, cai entre nós, eu não consigo responder a esta pergunta sendo que eu só vi o início.
c)Sim, totalmente, pois se não tivesse o respeito, por exemplo, a sociedade seria muito odiada pelas pessoas, porque, como já diz, sem respeito, as pessoas são maltratadas por coisas bobas, por exemplo por ser negro.
Sem a amizade, você não teria pessoas com quem brincar, se divertir, cantar, dançar, correr, pular, etc., então seria uma vida bem chata.
-Gustavo Barcelos de O. da Silva - 701
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAluno: Maurício da Silva
ResponderExcluirA) Sim, eu percebi que todos os atletas tentavam dar o melhor de si para ganhar a medalha de ouro, pelo que vi, teve um pais que se não me engano foi a Russia, que o time todo foi desclassificado por usar doping.
B) Não posso responder porque eu fui embora no final da primeira dança, então não sei como foi.
C) Sim, porque se não houvesse respeito, as pessoas estariam se agredindo, se matando e roubando umas as outras, então eu acho q o respeito é importante na sociedade, e sem a amizade você não teria com quem contar nas horas mais difíceis em sua vida, ou com quem bater papo de vez em quando, e as crianças não teriam com quem brincar.
aluna: Ana beatriz Garcia
ResponderExcluira)Sim,a garra,coragem e determinação dos atletas em todas modalidades, mostrando que somos capazes, é só querer.
b)Sim,a preocupação das colimpíadas era para que tudo estivesse pronto que possamos fazer a olimpíada maravilhosas,e também com
a segurança.
c)Sim,eu acredito que esses valores segão o respeito,e a educação,a torcida,generosidade,honestidade,gentileza,são importantes em nossa vida.e tudo isso é oque precisamos nas olimpíadas.Porque além de ter tido os jogos nas olimpíadas,teve o respeito.E teve muita gente para ajudar ao próximo nas olimpíadas.
Maria Luísa 901
ResponderExcluirA)Você conseguiu perceber a presença dos valores olímpicos nas olimpíadas Rio 2016? Exemplifique
Sim, na minha opinião teve muito respeito com as crenças, raças, etc. Os atletas se esforçaram para fazer o seu melhor. Mas aconteceu o caso dos nadadores americanos, que falaram que tinham sido roubados mas era tudo mentira, isso foi uma falta de respeito com o povo brasileiro.
B) Você conseguiu identificar a preocupação com esses valores nas Colimpiadas 2016? Exemplifique
Não muito, os alunos estavam brincando com o evento, como a falta de respeito no momento do hino nacional.
C) Você acredita que estes valores sejam importantes na vida em sociedade?
Sim, porque mesmo havendo um pouco respeito na sociedade ocorre preconceitos, assédios, etc. As pessoas deveriam ter mais respeito e amor pelo proximo, a vida seria bem melhor.
Maria Luísa 901
ResponderExcluirA)Você conseguiu perceber a presença dos valores olímpicos nas olimpíadas Rio 2016? Exemplifique
Sim, na minha opinião teve muito respeito com as crenças, raças, etc. Os atletas se esforçaram para fazer o seu melhor. Mas aconteceu o caso dos nadadores americanos, que falaram que tinham sido roubados mas era tudo mentira, isso foi uma falta de respeito com o povo brasileiro.
B) Você conseguiu identificar a preocupação com esses valores nas Colimpiadas 2016? Exemplifique
Não muito, os alunos estavam brincando com o evento, como a falta de respeito no momento do hino nacional.
C) Você acredita que estes valores sejam importantes na vida em sociedade?
Sim, porque mesmo havendo um pouco respeito na sociedade ocorre preconceitos, assédios, etc. As pessoas deveriam ter mais respeito e amor pelo proximo, a vida seria bem melhor.
A) Sim, todos os atletas estavam dando o melhor de si, ultrapassando os limites do corpo. A amizade e o respeito foram aliados nessas olimpíadas, ainda mais na prova de 5.000 metros aonde faltando cerca de 1 600 metros para o fim da prova, a atleta neozelandesa, que vinha pelo interior da pista seguida de perto pela americana, tropeçou e acabou caindo, derrubando a adversaria. Sem conseguir evitar o choque, Abbey acabou torcendo o tornozelo. Após a queda, ela recebeu ajuda da adversária.
ResponderExcluirB)Sim, a união o respeito e a amizade foram essências para organização das colimpiadas.
C) Sim, o respeito é o principio de tudo, é o que forma uma sociedade democratica.
bruna frota 901
ExcluirA) Jogos Paraolímpicos ou Paralímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Incluem atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais. Realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, Itália, têm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Mundial.
ResponderExcluirB) Paraolimpíada do Rio que a delegação brasileira conseguiu manter seu lema informal de "ouro todo dia" durante os Jogos. E mais que isso, o resultado faz os paraolímpicos ultrapassarem os atletas olímpicos no total de premiações máximas conquistadas, nove, até agora, contra sete.
c) O Parque Olímpico do Rio passou por sua prova de fogo durante a realização dos Jogos Paraolímpicos, que movimentaram em um só dia cerca de 170 mil pessoas, milhares delas com algum tipo de deficiência ou de mobilidade reduzida.
Nenhuma queixa de desorganização chegou a gerar eco durante o evento, tido de modo geral como um sucesso. Mas insatisfações e erros pontuais surgiram dentro e, sobretudo, fora das arenas.
Com ingressos com preços mais acessíveis que os da Olimpíada, os Jogos Paraolímpicos reuniam famílias inteiras nas arenas, que tiveram até "congestionamentos" de carrinhos de bebê.
Pamela 701
A) Nós podemos ter a confiança e com isso conseguimos fazer o melhor que podemos e alcançar os objetivos mesmo com toda dificuldade que temos,mesmo quando está com uma situação difícil,e pra conseguir isso tem que focar só naquilo e esquecer do resto.
ResponderExcluirB)A coragem faz com que acreditamos em fazer o certo ,e é um valor que poderemos enfrentar a dor, o sofrimento, a incerteza e o perigo.
C)A igualdade faz com que todos possam ser iguais mesmo sem olhar para religião, sexo, etnia e sem qualquer tipo de preconceito, discriminação, etc...
Jônatas A. Mariano da Silva
Turma:701
a) – A Paraolimpíada é o maior evento esportivo voltado para pessoas com necessidades especiais. Ela acontece em seguida aos jogos Olímpicos, de quatro em quatro anos.
ResponderExcluirO esporte como forma de reabilitar pessoas feridas, principalmente militares, na Segunda Guerra Mundial, foi a mola motriz para que no futuro fosse organizado um torneio de várias modalidades esportivas para amputados, paraplégicos, cegos, deficientes mentais e tantas outras diversidades que se possibilita no corpo humano. O primeiro torneio ocorreu em Roma, em 1960. Mas em 1976 o Brasil teve sua estreia neste evento.
b) – A equipe brasileira teve um resultado extraordinário, tanto pelo aumento do número de medalhas em comparação com a Paraolimpíada de Londres, quanto em superação dos atletas para que isso acontecesse. É fato que no Brasil o esporte não é valorizado como em países da Europa ou EUA. Mesmo com o investimento realizado nos últimos anos nos atletas Olímpicos e Paraolímpicos, pelo governo, este investimento ainda é aquém do necessário. O esporte tem que ser incentivado deste a infância nas escolas. Buscar os talentos escondidos nesse país continental e investir em sua formação plena. E os talentos nascem as vezes com paralisia cerebral, como no caso do atual campeão olímpico de Bocha, o brasileiro Antônio Leme. Nascem cegos, como a corredora Terezinha dos Santos ou nascem com má formação nos membros como o caso do grande nadador e campeão paraolímpico Daniel Dias.
c) _ Começando pela abertura emocionante das Paraolimpíadas que não foi transmitida em tempo real pelas grandes emissoras de TV aberta, posso afirmar que a grande mídia não deu a devida importância a este grande evento. No canal por assinatura o qual fez a cobertura da abertura dos Jogos, não existiu intérprete de libras para as pessoas surdas que acompanhavam o evento. Na TV aberta, as medalhas eram anunciadas em blocos de reportagem, nenhuma programação foi interrompida para mostrar uma competição. Como falar de inclusão se está não é exercitada nem em eventos grandiosos?
A frase: Agora saem os atletas e entram os heróis, diz verdadeiramente o espírito do esportista paraolímpico. Já que sair de casa todos os dias e enfrentar uma série de obstáculos em ruas e transporte nada adaptados para suas necessidades, já é uma verdadeira provação. Nas paraolimpíadas Rio 2016 todos os 285 atletas brasileiros já entraram campeões.
3) – Mesmo dentro de todo contexto político-social em que ocorreu a Olímpiada Rio 2016, não tem como não contemplar a superação dos atletas que participaram. A abertura emocionante e contraditória, que mostrou o quanto o brasileiro é criativo e preocupado com meio ambiente, porém seus organizadores desmataram hectares para criar um parque olímpico.
Em alguns esportes víamos as arenas com muitos lugares vazios. Preços de ingressos entre R$160 até R$900, no caso da natação deixaria de fora desta festa a maior parte da população brasileira.
Vimos o esforço e a superação de atletas como Diego Hypólito, o futuro nos saltos de Flavia Saraiva e o golpe contra o preconceito de Rafaela dos Santos.
O maior evento do esporte mundial ocorreu no nosso Estado, mas a maior parte da população carioca e fluminense não participou da festa. O Estado do Rio de Janeiro está “falido” e infelizmente quem paga o pato é a população.
Parabéns aos nossos atletas que com todas as dificuldades mostraram o que é o espírito olímpico.
Leon Gabriel, 3001
em minha opnião só existe uma palavra para explicar toda essa garra,força e determinação e essa palavra é SUPERAÇÃO pois mesmo com qualquer deficiência física,visual,auditiva etc...esses homens e mulheres superaram tudo para participar de algumas competições,mesmo sabendo q não teriam muita audiência e com certeza uma pessoa ou outra iria criticar ou até mesmo tentar fazer você desistir mesmo vc passa por cima de tudo e todos superando qualquer desafio e mostrando para o mundo que todos independente de qualquer coisa pode participar de coisa muito importantes nesse país.tendo como exemplo alguns jogos que os paralímpicos ganharam muito mais pontos e medalhas do que o brasileiro ganhou nas olimpíadas .
ResponderExcluirYasmin da silva -901
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAluno:Luis Philippe-801
ResponderExcluirA)Sim a garra ea coragem dos atletas foram inpresionante eles deram o melhor de si mostrando que todos somos capazes
B)Sim a preocupação das colimpíadas era que tudo desse certo nas olimpíadas e que agente ficasse em segurança e que agente tivesse uma ótima olimpíadas
C)Sim eu acredito que esses valores sejam o respeito ea educação
Aluno:Luis Philippe-801
ResponderExcluirA)Sim a garra ea coragem dos atletas foram inpresionante eles deram o melhor de si mostrando que todos somos capazes
B)Sim a preocupação das colimpíadas era que tudo desse certo nas olimpíadas e que agente ficasse em segurança e que agente tivesse uma ótima olimpíadas
C)Sim eu acredito que esses valores sejam o respeito ea educação