segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Colimpíadas 2016

   Colimpíadas

No dia 29 de julho deste ano, durante um dia inteiro, foram realizadas as Olimpíadas no Coluni. Diferente do acontece na maioria das olimpíadas escolares, onde os professores organizam os eventos, nas Colimpíadas tudo foi organizado e realizado pelos alunos do COLUNI. Durante dois meses e meio, divididos em grupos, eles cuidaram do cerimonial, das modalidades, das regras e da arbitargem, dos materiais, etc. No dia tivemos 4 tipos de competições: dança, queimado militar, circuito e queimado João e Maria. 
                                                                PARTIDA DE QUEIMADO MILITAR


Cada turma representava um país: 701 Egito (preto), 801 Camarões (amarelo), 901 EUA (azul), 1001 Inglaterra (branco), 2001 Austrália (vermelho), 3001 Índia (verde).
Pela manhã aconteceu a abertura. O hino nacional foi tocado, houve a corrida com a tocha colímpica e a leitura do juramento dos atletas. Em seguida as turmas entraram em fileiras na quadra onde seriam realizados os jogos. Quando todos estavam na quadra, aconteceram as danças de abertura da turma 501 que estava representando o Brasil e de um grupo de alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio. Eles dançaram uma coreografia legal e com muita animação.



ALUNOS SE PREPARANDO PARA A CORRIDA 

Depois da abertura, aconteceu o concurso de danças. Todos dançaram muito bem, mas a 3001 fez uma dança Indiana sensacional e acabou ganhando 1° lugar. Em 2° ficou a turma 801 com a dança africana e em 3° a turma 901.

                                                                  APRESENTAÇÃO DE DANÇA DA TURMA 3001



 TURMA 3001 APÓS A APRESENTAÇÃO DE DANÇA
Após o concurso de dança, tivemos as primeiras partidas do Queimado Militar. O primeiro jogo foi 701 contra 3001. Foi um jogo animado com a torcida bem agitada torcendo cada uma para sua turma. Foi um jogo difícil e a 3001 acabou ganhando. O jogo seguinte foi da 1001 contra a 2001, que teve a vitória da turma 1001. Depois de mais um jogo animado, a turma 801 ganhou o primeiro jogo da turma.  Não foi possível terminar os dois queimados, Queimado Militar e João e Maria, ocasionando em um "empate técnico".



Durante os intervalos, tivemos a apresentação da banda COLUNI formada pelos alunos Antonio Herdy (2001), Thiago Godoy (3001), Claudemiro (2001), Mickely (3001) e Luana (3001), que também participaram da cerimônia de encerramento, fechando as Colimpiadas em um alto-astral. Antes da banda tocar na cerimônia de encerramento tivemos a professora Luciana, de educação fisica, falando sobre o que achou da união dos alunos para ser feito a Colimpiada e a entrega de medalhas.





                                             PROFESSORA LUCIANA FALANDO ANTES DA ENTREGA DAS MEDALHAS


As Olimpíadas do Coluni deste ano foram especiais por que contaram com o Concurso de Danças e porque foram feitas numa data muito próxima das Olímpiadas que aconteceriam logo depois no Rio de Janeiro, o que fez com que entrássemos no clima do evento mundial.

POLÊMICAS RIO 2016

Um caso chamou a atenção de milhares de pessoas durante as Olimpíadas. O caso dos atletas americanos que forjaram um assalto. Os 4 nadadores alegaram terem sido assaltados, assim que deixaram uma festa na Barra da Tijuca. Mas eles não imaginavam que seriam descobertos, nem que os mesmos jornais que estampavam seus rostos com matérias com um quê de "já sabíamos que isso acontecer", passariam a estampar seus rostos com um que de "estamos profundamente envergonhados."
Jornais estrangeiros tinham o caso como uma tragédia anunciada. Já que o Rio de Janeiro é conhecido não somente pela sua beleza, mas também por sua violência. Violência esta que não aconteceu. O que levou esses 4 nadadores a pensarem que estaria tudo bem enganar não só a policia, mas toda a delegação e o mundo.
O Brasil - principalmente o Rio de Janeiro - carrega esse estereótipo de lugar primordialmente violento. Um assalto a cada esquina. Não podemos negar que SIM, há muito o que melhorar no que diz respeito a segurança da cidade. Mas, não nesse caso! Quatro americanos chegam ao país, se embebedam, depredam propriedades, se envolvem em brigas, subornam pessoas e acham que não seriam descobertos? A imagem do Rio aos olhos desses nadadores e de tantos outros atletas é tão suja que eles se sentem a vontade de fazer o que bem entendem.

Esse caso serve para que as autoridades parem e pensem se essa imagem deturpada que desejam para a cidade? Apesar de todo o sucesso das Olimpíadas. E de todo o capricho - que custou muito para alguns - e todos os elogios. É essa a imagem que desejamos passar aos outros? Um país onde é normal sair a qualquer hora do dia e ter seus pertences roubados? Um país onde as pessoas sentem-se no direito de bagunçar, porque "já tá tudo uma bagunça mesmo." O sucesso das Olimpíadas no Rio de Janeiro, não anula as "n" questões sociais que ainda temos que mudar. O sucesso das Olimpíadas, deve servir de exemplo. De como, não só o Rio de Janeiro, o Brasil pode passar por uma mudança significativa e quem sabe mudar a imagem tão bruta e torta que construíram. 

"FOI MAL AI GENTE!"